Se inscreva na nossa Lista de e-mails
Seja o primeiro a saber dos novos projetos, enventos, licitações e muito mais!
A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realiza nesta quarta-feira, 24, a partir das 14h, no Câmpus Palmas da UFT, aula sobre Prevenção do Suicídio – Uma Abordagem Humanizada, voltada para os acadêmicos da instituição e comunidade em geral. A ação faz parte do grupo de apoio “Dor e Luto”.
A atividade será conduzida pela professora Dra. Neila Osório e profissionais da psicologia e pedagogia, que utilizarão a metodologia Trama Viva, composta por três elementos simbólicos, a rede, o pilão e o trançado, para refletir sobre vínculos sociais, elaboração das dores e construção de novos significados.
Durante a aula, serão discutidos fatores de risco, sinais de alerta e formas de abordagem em situações de vulnerabilidade na velhice. A proposta busca transformar dados preocupantes sobre o suicídio no Tocantins em reflexão e, principalmente, em estratégias práticas de prevenção.
Com dinâmicas participativas, a Trama Viva ajudará os acadêmicos a compreender como:
• Fortalecer a rede de apoio comunitário.
• Reativar o pilão, transformando sofrimento em sabedoria.
• Reconstruir o trançado, criando novos propósitos de vida.
A aula também terá caráter intergeracional, mostrando como a convivência entre diferentes gerações fortalece a rede de proteção e ajuda a dar novos sentidos à vida. Para encerrar, os participantes serão convidados a cantar, juntos, a música “O que é, o que é?”, de Gonzaguinha, como forma de celebrar a vida e reafirmar os laços coletivos.
Grupo de Apoio
O Grupo de Apoio “Dor e Luto” é uma iniciativa aberta à comunidade que tem como objetivo oferecer suporte emocional e orientação para pessoas que enfrentam diferentes formas de perda.
O espaço foi criado para promover um processo de luto saudável, permitindo que os participantes expressem suas emoções, recebam apoio mútuo e encontrem acolhimento em situações como morte de familiares, separações, mudanças de cidade, dependência química, descobertas relacionadas à sexualidade de filhos e até a perda de animais de estimação.
Coordenado pela Dra. Neila Osório, o grupo conta com profissionais especializados e se reúne quinzenalmente, no prédio da UMA, no Câmpus Palmas da UFT.
© 2025 Universidade da Maturidade - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS