Ainda dá tempo de se inscrever no seminário técnico realizado pela Central QualiTOPAMA

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA) realizará, nesta quarta-feira, 21 de agosto, das 8h às 18h, o seminário técnico “Saúde, Educação e Tecnologia na Amazônia Legal: os desafios e perspectivas nas fronteiras do Tocantins, Pará e Maranhão”. O evento ocorrerá em Araguaína (TO), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). As inscrições ainda podem ser feitas pelo site: https://sites.uft.edu.br/plataformaevento/saude-educacao-e-tecnologia-na-amazonia


O evento é uma atividade gratuita da intervenção comunicacional com os resultados das intervenções educacionais, tecnológicas e de pesquisa científica promovidas pelo Projeto Central QualiTOPAMA, que é executado pela Universidade Federal do Tocantins, financiado pelo Ministério da Saúde e conta com apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). Os participantes receberão um certificado de 8 horas.


Dr. Paulo Fernando de M. Martins divulgando o evento para a direção da UNITPAC No horário da tarde, a partir das 14h o debate será aprofundado em grupos de trabalho com as temáticas “Educação em Saúde: oficinas pedagógicas na afirmação da saúde enquanto direito de todos” ; “Os desafios da pesquisa científica e tecnológica na área de saúde”; “A Pesquisa Diagnóstica Situacional na Rede TOPAMA” ; “Educação, Saúde e Tecnologia na Rede TOPAMA: perspectivas para fortalecimento dos direitos humanos na Amazônia Legal” e “A Pesquisa Científica e a Qualificação dos Profissionais da Saúde: Gestão e Planejamento em Saúde Pública”.


“Dessa maneira, pretendemos contextualizar os resultados da pesquisa diagnóstica situacional realizada pelo Projeto Central QualiTOPAMA sobre os serviços de saúde na Região de Saúde Interfederativa da Mesorregião do Bico do Papagaio (Rede TOPAMA) no cenário amazônico. Para tanto, o apoio financeiro da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde foi fundamental para a UFT executasse o projeto por meio do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos em parceria com o Centro de Ciências da Saúde da UFNT”, explicou o prof. Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral da Central QualiTOPAMA, que está vinculada ao Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT e ao Curso de Medicina da UFNT, com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos – NIEDiH/UFT.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO

  • 8h (credenciamento e entrega de material).
  • 9h (abertura)
  • 9h30min: Palestra “Os desafios da Saúde Coletiva na Amazônia Legal – Rede TOPAMA”, com o prof. Dr. Helierson Gomes (UFNT) e profª. Dra. Renata Junqueira Pereira (UFT).
  • 10h15min: Mesa de debate sobre “A gestão de projetos de pesquisa e extensão na área da Rede Interfederativa de Saúde TOPAMA”, com a participação do prof. Dr. Paulo Fernando de Melo Martins (UFT), da prof. Dra. Denise Capuzzo (UFT), da prof. Dra. Renata J. Pereira (UFT), do Dr. Rogério S. Nogueira (UFT) e de José Roberto de Andrade Oliveira (ACONE).
  • 12h (almoço)
  • 14h-16h: Grupo de Trabalho 1 – “Educação em Saúde: oficinas pedagógicas na afirmação da saúde enquanto direito de todos” (40 VAGAS).
  • 14h-16h: Grupo de Trabalho 2 – “Os desafios da pesquisa científica e tecnológica na área de saúde” (80 VAGAS).
  • Intervalo
  • 16h30min-18h: Grupo de trabalho 3 – “A Pesquisa Diagnóstica Situacional na Rede TOPAMA” (40 VAGAS).
  • 16h30min-18h: Grupo de trabalho 4 – “Educação, Saúde e Tecnologia na Rede TOPAMA: perspectivas para fortalecimento dos direitos humanos na Amazônia Legal” (40 VAGAS).
  • 16h30min-18h: Grupo de trabalho 5 – “A Pesquisa Científica e a Qualificação dos Profissionais da Saúde: Gestão e Planejamento em Saúde Pública” (40 VAGAS).
  • 18h: encerramento.


Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais, com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).