Central QualiTOPAMA realiza segunda etapa de curso em Imperatriz-MA

No dias 19 e 21 de outubro, foi realizado o 2° encontro do curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), desenvolvido pelo Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz-MA.

O curso tem como objetivos: desenvolver aprendizagens colaborativas e interativas na área de gestão e planejamento em saúde pública; estimular uma aprendizagem interdisciplinar; e, por fim, executar o planejamento, o monitoramento e a avaliação das aprendizagens colaborativas.

Nesta segunda etapa, foram trabalhados com os cursistas os Sistemas de Informação em Saúde (SIS). A formação foi aplicada pelas pesquisadoras do projeto, Euzamar Santana e Rhavenna Oliveira. “O encontro foi muito produtivo. Os profissionais participaram bastante e discutiram sobre a importância dos sistemas de informação para o planejamento das ações de saúde”, avaliou Rhavenna Oliveira, mestra em Ensino em Ciências e Saúde – UFT, especialista em Saúde da Família e Enfermeira do trabalho – UNITEC e tutora da Central QualiTOPAMA.

A professora Eduarda Cunha,  graduanda em Saúde Coletiva, pesquisadora da Universidade de Brasília (UNB) e colaboradora no projeto, também esteve presente e ficou responsável por abordar os indicadores do Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde (PQAVS). “Senti que, nesta etapa, os cursistas estão ainda mais interessados no curso ofertado, principalmente, no que tange ao PQAVS para compreender as mudanças feitas através da Portaria GM/MS nº 233/2023, que define e atualiza as metas e indicadores do programa para o ano presente. Ambas as turmas de Imperatriz apresentaram uma excelente adesão e participação em nosso encontro presencial”, apontou. 

Participaram da formação, profissionais da área da saúde do município de Imperatriz-MA, tais como: agentes de endemias, nutricionistas, técnicos em administração, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, que atuam na vigilância em saúde do município.

“Percebemos o quanto essa formação possibilitada pela Central QualiTOPAMA tem sido importante para os municípios que acolheram o projeto. Os profissionais dos municípios parceiros têm recebido uma formação científica, vinculada aos aspectos práticos de atuação na área da Saúde Pública. Saem beneficiados os profissionais, que se atualizam, mas, também, toda a sociedade que será assistida por eles”, destacou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

Notícias Relacionadas

Veja também

Bem-vindo.

Efetue login para acessar a área restrita.