Central QualiTOPAMA realiza curso de extensão em Imperatriz-MA

Nos dias 28 e 30 de setembro, o Projeto Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede TOPAMA) realizará mais um curso de Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPSP), na cidade de Imperatriz-MA. No primeiro dia, o curso ocorrerá no Complexo de Saúde, da Prefeitura de Imperatriz, e no segundo dia, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

A formação será desenvolvida pelas pesquisadoras do projeto, Euzamar Santana e Rhavenna Oliveira. O curso sob uma proposta de aprendizagem ativa e colaborativa tem como objetivo fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA. Nessa direção, os sistemas locais de saúde, sistemas de atenção à saúde e as redes de Atenção à Saúde são abordados e evidenciada a importância de tais sistemas para a construção de políticas públicas na área da saúde. Além disso, são debatidos os agravos que se destacam por sua alta incidência e prevalência na região e, finalmente, os elementos essenciais para entendimento do Sistema Único de Saúde no atual contexto são apontados e analisados. O curso, em tempo, debate e problematiza o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) que exerce centralidade em nosso projeto. Ao todo, foram mais de 50 profissionais de diversos setores da saúde inscritos.

“Essa formação possibilitada pela Central QualiTOPAMA tem sido muito importante para os municípios que acolheram a ideia. Nela, os profissionais do município parceiro recebem uma formação científica e prática fundamental para atuarem numa perspectiva solidária e holística na área da Saúde Pública, beneficiando não apenas os profissionais, mas toda a sociedade que será assistida por eles”, explicou o professor Dr. Paulo Fernando Martins, coordenador geral do projeto.

Central QualiTOPAMA

A Central QualiTOPAMA é um projeto que articula pesquisa científica com ações educativas, tecnológicas e comunicacionais com objetivo de fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico acerca dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), promovendo uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atende a região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão), em parceria com 30 municípios dessa área, e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

Notícias Relacionadas

Veja também

Bem-vindo.

Efetue login para acessar a área restrita.