Universidade da Maturidade realiza programação especial para celebrar o Dia Internacional do Idoso

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente no dia 1º de outubro, a Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – preparou uma programação especial com ações em todos os polos do programa. A programação teve início nesta quarta-feira, 28, com uma blitz do abraço realizada pelos acadêmicos e docentes do polo de Dianópolis.

O tema que a UMA está abordando este ano nas ações em comemoração ao Dia Internacional do Idoso é “Década do envelhecimento saudável nas Américas (2021 – 2030)” declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020, e é a principal estratégia para alcançar e apoiar ações de construção de uma sociedade para todas as idades.

O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, destaca que a programação visa chamar atenção da sociedade para a causa do envelhecimento humano. “Além de levar nossos acadêmicos para rua para mostrar a força da velhice, nossa programação também é uma forma de chamar atenção de toda a sociedade para a necessidade de conhecer, debater e apoiar a causa da velhice”, disse.

Dia Internacional do Idoso

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento, ou com 65 anos ou mais em países desenvolvidos.

Programação

Polo de Palmas – dia 29, às 8h, na trilha Carapanã – Caminhada Ecológica do 1° BPM.

Dia 30, às 9h, no Hospital de Amor do Tocantins – Visita dos Acadêmicos. Às 14h30, no prédio da UMA – Câmpus Palmas – Missa em Ação de Graças pelo Dia Internacional do Idoso.

Dia 1° de outubro, às 8h, na Avenida JK (em frente ao prédio da prefeitura) – Blitz do Abraço.

Polo de Paraíso do Tocantins, dia 30, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso – Apresentação do Coral da Maturidade.

Polo de Tocantínia – dia 30, às 7h30, na Praça Valpertino Gomes – Leitura de poesias e culto ecumênico.

Polo de Araguaína – dia 03 de outubro, às 15h, no Cantinho do Vovô – Apresentação do coral da UMA.

Polo de Porto Nacional –  dia 10 de outubro, às 17h, na praça central – Blitz do Abraço.