Universidade da Maturidade realiza formação pedagógica no polo de Tocantínia

A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA) – programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Neila Osório, ministrou nesta terça-feira, 31, no Colégio Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, formação pedagógica para os profissionais que irão atuar no polo da UMA no município.

Formação Pedagógica – Polo da UMA de Tocantínia

De acordo com Neila, a formação teve o objetivo de orientar os futuros colaboradores sobre a política pedagógica e as diretrizes da UMA; como deve ser feito o planejamento das aulas, além de orientá-los sobre o trabalho com o público idoso e neste polo em especial os idosos indígenas.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), Wilma Gomes, foi umas das profissionais que participou da formação e ressaltou que foi de suma importância, pois fez com que ela percebesse os idosos de outra maneira, sem os estereótipos que são impostos pela sociedade. “Tenho certeza que, além de ensinar, irei aprender muito com esse público, pois eles possuem conhecimentos que não estão nos livros, mas sim em suas vivências”, disse.

Wilma Gomes - Técnica de Semed Tocantínia
Wilma Gomes – Técnica de Semed Tocantínia. Participante da Formação Pedagógica

Além dos docentes, participaram da formação, indígenas e não indígenas que serão acadêmicos do polo de Tocantínia e representantes da Semed. A UMA no município é fruto de parceria com a gestão municipal e tem como diferencial a valorização dos costumes e cultura do povo Xerente.

Formação Pedagógica – Polo da UMA de Tocantínia