Universidade da Maturidade celebra Dia Nacional do Aposentado com lançamento de livro

Evento será realizado no prédio da instituição, localizado no Câmpus Palmas da UFT

Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado anualmente no dia 24 de janeiro, a Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), realizará nesta terça-feira, partir das 14h, o lançamento do livro “Universidade da Maturidade e Professora Neila Osório: Narrativas pelo o olhar do Caboclo Marajoara Agostinho Quintino”. O evento será realizado no prédio da instituição, localizado no Câmpus Palmas da UFT, com transmissão pelo canal no (YouTube https://www.youtube.com/@umauft).

O livro aborda as vivências que o poeta, cantor e compositor Agostinho Quintino Batista, teve em sua infância e também os aprendizados e a convivência com a professora Neila Osório enquanto acadêmico da UMA. A obra está disponível no site www.uft.edu.br/uma na aba repositório.

Também como programação, será realizada a entrega dos certificados para os participantes do Curso de Extensão Piloto para Formação de Brinquedistas, que foi ofertado pela UMA no ano passado e que teve o objetivo de oferecer formação teórica e prática aos trabalhadores que ocupam as brinquedotecas, com a finalidade de profissionalizar e contribuir socialmente, fomentando o conhecimento como base para um atendimento de qualidade e humanitário.

De acordo com o coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio Neto, celebrar o dia nacional do aposentado é uma forma de valorizar essa parcela da sociedade que muito contribuiu para o desenvolvimento do país. “O Dia Nacional do Aposentado já faz parte do calendário de eventos da UMA, pois reconhecemos e valorizamos esses cidadãos. Na UMA celebramos sempre com muita música, cultura e aprendizagens”.

Dia Nacional do Aposentado

A data foi escolhida para lembrar e comemorar o histórico dia em que foi aprovada a Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923, marco lendário da Previdência Social no Brasil. Essa lei criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas das estradas de ferro, dando origem à Previdência Social, que hoje paga benefícios a mais de 29 milhões de pessoas, chegando a 100 milhões de brasileiros.