UMA e Universidade Católica de Brasília realizam curso sobre óxido nítrico neste sábado, 25

A Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), realizará neste sábado, 25, o curso “Teoria e prática na aplicação e mensuração da biodisponibilidade do óxido nítrico em amostras biológicas”. O curso acontecerá durante todo o dia no prédio da UMA – Câmpus Palmas da UFT e será ministrado pelo doutor Thiago Rosa, da UCB.

O coordenador da UMA, professor doutor Luiz Sinésio Neto, explicou que “o óxido nítrico é um mediador gasoso responsável por uma variedade de fenômenos fisiológicos e que ele atua em diversos sistemas do corpo humano, como no sistema nervoso, cardiovascular, muscular, renal, respiratório, reprodutor e nos vasos sanguíneos e que sua biodisponibilidade está relacionada a uma série de doenças, como hipertensão, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas entre outras”.

“Como professor do curso de medicina da UFT e pesquisador na área da saúde, eu vi a necessidade da realização desse curso para que estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde possam conhecer mais sobre esse importante gás, e o Thiago é renomado nesse assunto”, disse Neto.

De acordo com Thiago Rosa, o curso abordará teoria e prática. “No período da manhã, daremos uma visão geral sobre o óxido nítrico em diversos âmbitos e no período da tarde, faremos uma avaliação prática na dosagem desse gás, o que permitirá que os participantes saiam habilitados a realizar a dosagem do óxido nítrico em diferentes fluídos”, explicou.

Perfil

Thiago Rosa é mestre em biotecnologia pela Universidade de Mogi das Cruzes; Doutor pelo departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e Pós-Doutor pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É coordenador do Grupo de estudos e Laboratório de Exercinas e Saúde (LExS); e cooordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico como Prática em Saúde e coordenador do Laboratório de Imunogerontologia e Biologia Molecular do Exercício (UCB).