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A sociedade contemporânea vivencia o vertiginoso crescimento das tecnologias de informação e
comunicação, com mudanças no âmbito educacional, em metodologias de ensino que alcancem o
aperfeiçoamento psicomotor, concomitante com a leitura, linguagem e escrita. Diante dessa realidade, o
presente artigo tem como fins propositais refletir sobre a importância da epistemologia genética na prática
pedagógica e a psicomotricidade no desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos do Ensino Fundamental.
Nesse sentido, busca-se a partir das considerações realizadas, apresentar os princípios fundamentais que
norteiam o emprego de tal ciência nessa fase de escolaridade proposta pela escola, levando em consideração
os aspectos mais relevantes que partem desde suas funções no processo de ensino-aprendizagem até sua
contribuição na aquisição dos conteúdos escolares desenvolvidos em sala de aula. O presente estudo foi
desenvolvido desde a importância da epistemologia e da psicomotricidade e sua aplicação no Ensino
Fundamental. Utilizou-se como instrumento metodológico na construção do mesmo, o método de pesquisa
bibliográfico a partir das reflexões de Serafim (2008), Fonseca (1987), Piaget (1987), Castro (2009),
Harrow (1972) e Negrine (2009) em diferentes fontes de pesquisa que através de sua contribuição se
tornaram autores fundamentais na realização do referido estudo. Entre os resultados, análises e conclusões,
compartilham-se o levantamento de referências teóricas já analisadas; trabalhos similares já publicados e
algumas respostas que envolvem a compreensão das etapas do desenvolvimento humano com o auxílio da
psicomotricidade.
Palavras-chave: Psicomotricidade; Desenvolvimento humano; Ensino Fundamental; Epistemologia
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