Coordenadores da UMA realizam formação pedagógica no polo de Paraíso do Tocantins

Em Paraíso, o programa já conta com mais de 60 idosos matriculados e data marcada para o início das aulas

Os coordenadores da Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Neila Osório e professor doutor Luiz Sinésio Neto, realizaram nesta segunda-feira, 04, formação pedagógica com os colaboradores do polo de Paraíso do Tocantins.

De acordo com Neto, a formação teve o objetivo de apresentar a tecnologia social da UMA e, a partir disso, construir o Projeto Pedagógico do polo levando em conta as características do município. “Já é a segunda formação que realizamos com os colaboradores do polo de Paraíso e essa troca de experiência é necessária para que elas conheçam todas as diretrizes da UMA e, desta forma, ofereçam o melhor para os nossos futuros acadêmicos”, ressaltou.

O coordenador do polo de Paraíso, João Paulo Barreira de Sousa, destaca que a UMA já está implantada no município: “É um sonho que já existia há um tempo, e agora está instalado em Paraíso. A grande busca da UMA é trazer as pessoas mais velhas para dentro da universidade para retornar a motivação da vida, já que muitas dessas pessoas ficam em casa se sentindo inutilizadas por não participarem da vida social”.

No polo de Paraíso, serão ofertadas diversas disciplinas como: Empreendedorismo na Maturidade; Novas Tecnologias na Maturidade e Alimentação Saudável. Os encontros acontecerão às terças e quintas-feiras das 14h às 17h em local provisório, até a sede oficial ser reformada. O início das aulas em Paraíso está previsto para 3 de Maio e conta com uma equipe de professores preparados. Ainda não há previsão para abertura de novas vagas.

UMA de Paraíso do Tocantins

O polo de Paraíso existe desde 2021, mas devido à pandemia da Covid-19, só neste ano que as atividades serão iniciadas de forma presencial com os idosos. A UMA em Paraíso é fruto de parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social.