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A distorção idade-série é amplamente discutida pelos sistemas que buscam a
qualidade da educação, e o Brasil ainda enfrenta um cenário impactante acerca desta questão.
O Brasil é qualificado como um país de desigualdades sociais marcantes, o que influencia de
forma significativa o campo da educação. Diante deste cenário e primando por bases que
compõem uma sociedade justa e democrática, é de extrema importância abordar os conceitos
de igualdade e equidade nos sistemas educacionais. Nessas considerações, apresenta-se aqui
uma pesquisa-ação realizada nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de
Barreiras-BA. Teve como lócus de pesquisa 57 escolas da Rede Municipal de Ensino e uma da
Rede Estadual de Ensino do Núcleo Territorial 11. As reflexões e pesquisas que permearam as
práticas de aplicação do referido trabalho foram focadas em apresentar a temática sobre a
Trajetória Escolar dos estudantes da rede municipal de ensino, detectando as possíveis causas
do atraso escolar, a vivência social da comunidade pesquisada, permitindo aos profissionais da
educação e estudantes refletirem sobre a real situação da educação e os problemas locais que
interferem na permanência qualitativa do aluno na escola. O sentimento de pertencimento e
prática desse aprendizado transformam a realidade da educação local com otimização e
ampliação das políticas públicas para educação pois busca-se incentivar a participação da
sociedade envolvida. A troca de aprendizagens no entrosamento durante o período de aplicação
e análise da pesquisa possibilitou realizar um debate em torno do contexto histórico-políticosocial e do papel dos envolvidos enquanto cidadão e agentes transformadores, bem como,
viabilizou ações conjuntas frente aos problemas da distorção idade/série no processo de
aprendizagem, principalmente focando nas teorias aprendidas e nas descobertas realizadas a
partir de um olhar crítico da real situação. Conclui-se então, com os resultados da pesquisa o
quanto se faz importante o olhar pedagógico-administrativo e Inter setorial para questões
sociais que interferem na vida dos estudantes frente ao processo de sócio construção do ser,
especificamente no que diz respeito à distorção idade/série, e, estabelece-se aqui, baseado na
interelação das gerações envolvidas, uma proposta de educação intergeracional para
ressignificação do processo de ensino-aprendizagem-ensino.
Palavras-chave: Distorção, Educação Intergeracional, Idade-Série.
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