ods.uft@gmail.com Instagram

Sobre o Projeto

Organização, fortalecimento e interiorização da agenda 2030 dos ODS

O projeto propõe o apoio da universidade em sensibilizar, organizar, fortalecer e desenvolver estratégias de interiorização nos estados da região da Amazônia Legal.  A proposta de recorte geográfico para o projeto, o da Amazônia Legal, que abrange todos os estados da Região Norte e mais Maranhão e Mato Grosso, tem como forte componente territorial, que esta região ocupa cerca de 61% do território brasileiro, com uma diversidade cultural, incluindo diversidade nas etnias indígenas, na sua vegetação, na alimentação, no acesso a bens e serviços, no setor privado e público, incluindo a dificuldade de monitoramento e avaliação nas ações de saúde no território. Neste sentido, a agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apresenta-se como uma oportunidade de fortalecimento da Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e promoção da saúde na região, com perspectiva de criar ações ou projetos inovadores que permitam reconstruir estruturas e processos organizativos para a área a partir desta agenda mundial. Além disso, a região da Amazônia legal, por suas peculiaridades, necessita ser ponto fixo na agenda dos governos estaduais desta região e do Governo Federal.

Este projeto tem como foco, abrangência da Amazônia Legal, e para que ele seja realizado em todos os estados ficará a cargo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Federal do Acre (UFAC), desenvolver o projeto, nos estados do Tocantins, Amapá, Pará, Maranhão e Mato Grosso, sob a coordenação da UFT, e os estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação da UFAC.

A proposta está desenhada nas seguintes etapas:

- Articulação com a área de Vigilância em Saúde para apresentar e discutir os ODS, com foco no contexto, planejamento e monitoramento dos mesmos pela esfera estadual.

- Formação dos multiplicadores nos estados para a interiorização da pauta dos ODS.

- Elaboração de estratégias para interiorização da pauta dos ODS nos estados e na região de saúde pertinente à capital junto às SES;

- Elaboração e aplicação de estratégias de monitoramento dos ODS pela SES.

Neste projeto teremos como foco, 13 metas no ODS 3, além da participação indireta em algumas metas dos ODS 5, 6, 8, 11 e 16.

O projeto em como propósito o desenvolvimento de ações voltadas para a Agenda 2030 cujo maior objetivo é ‘Não deixar ninguém, para traz’! Conforme preconiza em seu plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que visa a paz universal, a liberdade e reconhece a pobreza como o maior desafio global.

Agenda 2030 ODS

Organização, Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal