ods.uft@gmail.com Instagram

Interação Educativa para Adesão à Vacina Contra o HPV’

Vigilância participa de ‘Interação Educativa para Adesão à Vacina Contra o HPV’


A ação foi promovida por estudantes do curso “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins.

Profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO) participaram nesta quinta-feira, 19, de uma roda de conversa sobre “Interação Educativa para Adesão à Vacina Contra o Papiloma Vírus Humano (HPV)”, para a faixa etária de 9 a 14 Anos, no âmbito da Superintendência de Vigilância em Saúde do Tocantins. Na ocasião, os profissionais puderam refletir sobre a importância de divulgar orientações e informações sobre a vacinação contra a infecção sexualmente transmissível, para imunização dos filhos, parentes e toda a população.

O evento foi realizado em função da participação de servidores da Vigilância no Curso “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” com foco na Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis na Amazônia Legal, junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde da Região da Amazônia Legal.


Profissionais puderam refletir sobre a importância de divulgar orientações e informações sobre a vacinação contra o HPV. Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins.

A tutora do Curso Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Gabriela de Campos Mendes, afirmou que “o nosso curso tem essa temática de meio ambiente, por isso muitos pensam que trabalhamos só com isso, mas é englobado também outros assuntos como saúde e bem-estar. Nós optamos por trabalhar com o plano de ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil (Plano de Dant) para traçar estratégias e fazer ações. Com isso nós estamos propondo sensibilizar os servidores da Vigilância quanto à vacinação, porque eles são a referência,  e a população pode acompanhar, estamos plantando essa semente, essa informação de que é preciso e é importante vacinar”.

“A Vigilância sempre se propõe a fazer esse trabalho, de participar dessas ações, considerando que nós trabalhamos antevendo os acontecimentos. Trabalhamos com prevenção, com a redução e eliminação de risco sanitário para a saúde, através da fiscalização de produtos e serviços oferecidos. Então, é importante, a gente ter esse trabalho de forma integrada, vislumbrando ações de prevenção e de controle, para a gente realmente reduzir e eliminar riscos e danos para a saúde da população”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra.

 “A Vigilância em Saúde sempre está investindo em seus servidores, e essa roda de conversa, é muito importante, pois o objetivo é atingir a cobertura vacinal. As vacinas e serviços de saúde são essenciais para a qualidade de vida de todos. Nós precisamos focar na promoção da saúde e é uma perspectiva de criar atitudes. Ações como essa de hoje permitem uma construção de estruturas e sucesso organizativo para a área de danos. O objetivo de hoje foi sensibilizar os servidores da Vigilância quanto à importância da vacinação contra o HPV e os benefícios para a saúde individual e coletiva”, afirmou a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis da SES-TO, Hortência Farias Gomes.


Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins.


Publicado por Ananda Santos/Governo do Tocantins

Fonte:https://www.to.gov.br/saude/noticias/vigilancia-participa-de-interacao-educativa-para-adesao-a-vacina-contra-o-hpv/49eu3o5nrl2b?fbclid=PAAaYURW0xNpqywJFTQAkVns0XKPgYBE6UcxJwj_UjqdTPy3F5bLUgS34cADI_aem_AW0VO8fOdZWAyvEE6-FEyzLG88yzK2XrNanb9eDL6ccE_NJakhLLVdDitaK5NR7JhQ0

Agenda 2030 ODS

Organização, Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal

Copyright © Projeto Agenda 2030 ODS Todos os direitos reservados