ods.uft@gmail.com Instagram

Profa. Dra. Marta Azevedo participa da instalação da CNODS em Brasília

Coordenadora Geral do Projeto ODS- UFT participa da Cerimônia de Instalação da CNODS

A coordenadora geral do Projeto "Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e sua Interface com o Plano de DANT 2021-2030 na Amazônia Legal", da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Profa. Dra. Marta Azevedo, participou da cerimônia de instalação da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (CNODS), realizada nesta terça-feira (19), em Brasília.

A CNODS, recriada pelo Decreto Presidencial nº 11.704 de setembro de 2023, é um colegiado consultivo com o papel crucial de contribuir para a internalização da Agenda 2030 no Brasil. Além disso, visa estimular sua implementação em todas as esferas de governo, junto à sociedade civil, e garantir transparência nas ações para alcançar suas metas.

Durante a cerimônia foi apresentado a criação do ODS 18, focado na promoção da igualdade racial. Atualmente, a Agenda 2030 da ONU conta com 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mas essa proposta ousada visa inserir um novo capítulo, dedicado a "promover a igualdade racial através do combate a todos os tipos de racismo".

Atualmente, a temática racial é abordada de maneira 'transversal' nos ODS, mas a proposta do ODS 18 busca destacar e enfrentar de forma mais específica os desafios enfrentados pelas comunidades racializadas.

A cerimônia foi mais do que um evento; foi um marco para o fortalecimento do compromisso brasileiro com o desenvolvimento sustentável. A CNODS se posiciona como uma peça-chave na implementação da Agenda 2030 e na construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para todos.

Agenda 2030 ODS

Organização, Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal