ods.uft@gmail.com Instagram

Curso de formação para os profissionais de saúde

Fortalecimento e interiorização da Agenda 2030

Na manhã do dia 14 de julho de 2023, a Coordenadoria Regional/Amapá do projeto “Fortalecimento e interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto a Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e municípios dos estados do Tocantins, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Amapá”, reuniu-se com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá - COSEMS/AP, na sede do conselho, para acordarem sobre o curso de formação que será ofertado aos profissionais de saúde dos municípios. O projeto tem como um dos objetivos formar multiplicadores para criar um processo de aprofundamento teórico e sensibilização para alavancar as diretrizes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na região da Amazônia Legal, com foco nas Doenças e agravos não transmissíveis (DANT).

Na ocasião estavam presentes, os secretários de saúde e representantes dos 16 municípios do Estado, a coordenadora regional do projeto - Profa. Dra. Anneli Mercedes Celis de Cárdenas – Universidade Federal do Amapá; a tutora Profa. Dra. Camila Rodrigues Barbosa Nemer – Universidade Federal do Amapá; e Enfa. Ma. Sandra Elisa Pereira Souza - Secretaria de Estado da Saúde do Amapá. Na reunião foi acordado entre os presentes a realização do curso de formação (parte presencial) nos dias 30 e 31 de agosto de 2023 na Universidade Federal do Amapá e a distribuição de vagas entre os municípios.

A coordenadora regional,  destaca “o papel do projeto em unir esforços e impulsar a educação permanente dos profissionais de saúde, formando multiplicadores, promovendo a interação e aproximação entre o ensino, através da universidade Federal do Amapá, os serviços e  a comunidade, sendo fundamental tal integração para melhoria da qualidade de vida da população da Amazônia Legal”.

Agenda 2030 ODS

Organização, Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Legal